>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LISTA DOS APROVADOS DO XXIV COBRAC

A LISTA COMPLETA PARA APRESENTAÇÃO SERÁ DIVULGADA SEXTA, DIA 21/07

Trabalhos científicos

I. Regulamento para envio de trabalhos

A. Serão aceitos trabalhos na categoria de Tema Livre para apresentação em Pôster e Oral, e na categoria Fórum Científico para trabalho de pesquisa. Revisão de literatura científica e apresentação de caso clínico ou série de casos devem ser inscritos como Tema Livre.

B. A Propriedade Intelectual e questões éticas, como o consentimento dos pacientes e protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa (animal ou humanos), para divulgação de dados e imagens referentes ao seu tratamento no Evento é de inteira responsabilidade dos autores do trabalho e, deve ser citado na apresentação.

C. Cada apresentador poderá apresentar até 3 trabalhos científicos, podendo ser co-autor de outros. Cada trabalho deverá ter no máximo 5 participantes, sendo o primeiro nome do autor (que obrigatoriamente será também o apresentador) e os 4 nomes seguintes serão considerados como co-autores. Cada participante poderá ser autor/apresentador no máximo até 3 trabalhos científicos, entretanto não há limite de participação como co-autor.

D. O tema apresentado deverá estar relacionado à Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, devendo enquadrar a apresentação em uma das áreas de interesse na ficha de submissão: Cirurgia Bucal, Reconstrução e Implantes Dentais, Trauma, Ortognática, Patologia dos maxilares e Cirurgia da ATM.

E. O autor principal deverá se cadastrar no congresso para poder submeter o trabalho. Após a divulgação dos trabalhos aceitos, o autor terá até 7 dias úteis para quitar sua inscrição, pagando o valor vigente no momento do pagamento. Se o mesmo for efetuado após este prazo, o trabalho será automaticamente excluído e o seguinte na ordem de classificação será selecionado. Após o aceite do trabalho, não será permitida qualquer mudança nos nomes do autor e dos co-autores, como por exemplo a alteração de co-autor para autor.

f. Embora os autores devam selecionar uma das formas de apresentação do trabalho no momento de submetê-lo via site www.cobrac2017.com.br, o formato final de apresentação (Fórum científico ou Tema Livre apresentação oral ou pôster) será determinado pela Comissão de Trabalhos Científicos do Evento, pois devido a limitação de espaço físico e horários poderá ser necessária realocação dentre as categorias.

g. O prazo para a submissão dos trabalhos será de 10/03/2017 até às 23h:59min, horário de Brasília, do dia 23/06/2017.

h. Devido a grande demanda de trabalhos recebidos a relação de apresentação dos trabalhos aprovados para apresentação no Evento estará disponível no site a partir do dia 18/07/2017.

OBS: Os resumos de todos os trabalhos aceitos serão publicados em fascículo online da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery.

II. Normas para submissão de trabalhos

A. Preencher a ficha de cadastro do autor responsável pelo trabalho. Especial cuidado no endereço de e-mail informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a comissão organizada do Congresso e o responsável pelo trabalho;

B. No formulário de envio do resumo, o autor responsável pelo trabalho deverá informar o nome do autor/apresentador, as instituições envolvidas no trabalho e os nomes dos co-autores e as referencias bibliográficas.
(as principais referências podem ser incluídas no campo do resumo, porém nenhum trabalho será eliminado caso não seja incluída nenhuma referência).

O resumo deve ser escrito na língua Portuguesa, contendo no mínimo 500 caracteres e no máximo 2500 caracteres com espaços (não incluindo o título, autores e instituições). Não é permitido uso de imagem para submeter o resumo.

C. Os resumos devem ser estruturados nas seguintes seções: INTRODUÇÃO, com a proposição do estudo; MÉTODOS, descrevendo como o estudo (pesquisa) ou tratamento (casos clínicos) foi realizado; RESULTADOS, DISCUSSÃO e CONCLUSÕES. Os resumos devem ser acompanhados de 3 a 5 palavras-chave, também em português, conforme orientações do DeCS (http://decs.bvs.br/).

D. Trabalhos fora das normas padrão serão desconsiderados pela Comissão Organizadora;

E. Será fornecido um certificado por trabalho apresentado no Evento, onde será mencionados os nomes do autor e dos co-autores;

F. As inscrições dos trabalhos somente serão aceitas via Internet;

III. Regulamento para apresentação de Fórum Científico

A. O autor/apresentador terá 15 minutos para a sua exposição, seguidos de cinco minutos para discussão;

B. O autor/apresentador deverá comparecer no media desk portando o arquivo salvo em powerpoint com no mínimo 3 horas de antecedência ao horário determinado para apresentação. Os autores das primeiras apresentações da manhã deverão comparecer no media desk no dia anterior;

C. O apresentador deverá se preparar para a exposição durante a apresentação anterior à sua;

D. Apresentações que ultrapassarem o tempo predeterminado serão interrompidas e perderão pontos na avaliação;

E. O recurso disponível para apresentação será data show;

» Download do modelo / apresentação oral / (Windows) – em breve

IV. Regulamento para apresentação oral

F. O apresentador terá 10 minutos para a sua exposição, seguidos de cinco minutos para discussão;

G. O apresentador deverá comparecer no media desk portando o arquivo salvo em powerpoint com pelo menos três horas de antecedência ao horário determinado para apresentação. As primeiras apresentações pela manhã deverão comparecer no media desk no dia anterior;

H. O apresentador deverá se preparar para a exposição durante a apresentação anterior à sua;

I. Apresentações que ultrapassarem o tempo predeterminado serão interrompidas e perderão pontos na avaliação;

J. O recurso disponível para apresentação será data show;

» Download do modelo / apresentação oral / (Windows) – em breve

V. Regulamento para apresentação de pôster

O arquivo power point ou similar deverá ser salvo em PDF para envio pelo sistema on-line de sua inscrição até às 18h:00min, horário de Brasília, do dia 15/08/2017.

A apresentação dos painéis será no formato eletrônico, conferindo mais interatividade e menos custo para quem vai apresentar.

Apresentação de pôster eletrônico

O pôster eletrônico é a apresentação de trabalho científico que confere mais flexibilidade para quem o prepara e, também, para os colegas que o acessam e visualizam no monitor.

A. Os trabalhos deverão ser submetidos em PDF, sendo auto-explicativo, (acesse o modelo- em breve). O tamanho do arquivo deve ser 0,90 (largura) x 1,20 (altura);

B. O trabalho permanecerá pelo período determinado pela Comissão Organizadora;

C. O apresentador deverá permanecer no local do Pôster Eletrônico no horário estipulado pela comissão para discutir o seu trabalho com os participantes e com a comissão julgadora;

D. O apresentador terá cinco minutos para a sua exposição, seguidos de três minutos para discussão;

E. Os autores deverão comparecer na sala do media desk, portanto o arquivo previamente submetido ao Evento, no mínimo uma hora antes do horário da sua apresentação, para verificar a integridade do arquivo da sua apresentação. No entanto, não serão aceitas modificações ou troca do arquivo submetido previamente.

» Download do modelo / poster eletrônico – em breve

VI. Regulamento para premiação e menção honrosa.

A. No dia 08/09/2017, às 19h:00min, horário de Brasília, haverá divulgação dos cinco melhores trabalhos apresentados em cada categoria: Fórum Científico, Tema Livre Oral e Tema Livre Pôster. Para continuar a concorrer, estes trabalhos deverão ser reapresentados, pelo mesmo autor/apresentador, no dia 09/09/2017, no local e horário divulgado.

B. Os critérios de avaliação serão:

 a.) Relevância do tema;

 b.) Qualidade do material didático;

 c.) Desenvoltura do apresentador;

 d.) Respeito ao regulamento de apresentação.

Newsletter COBRAC

Receba todas as novidades sobre o evento em seu e-mail.